Vineyardbrasil
09.09.2014 Ler todos artigos

A importância dos valores centrais da Vineyard

por Bert Waggoner

Eu fiquei chocado outro dia quando um amigo muito sincero da Vineyard me disse que para sermos uma Igreja Vineyard clássica, deveríamos nos vestir num estilo mais casual. Eu sei que John Wimber usava camisas havaianas e tênis, mas eu não sabia que o estilo de roupas que usamos tinha sido elevado a tal nível de importância. De tempos em tempos eu ouço alguns se referirem a determinado estilo de música e adoração como “Adoração Vineyard” – como se aquele estilo em particular tivesse sido elevado ao nível de algo absoluto e que uma verdadeira Igreja Vineyard devesse se expressar apenas naquele estilo.

O problema com cada uma dessas duas ideias é que elas mostram uma confusão a respeito da diferença entre o que é um valor essencial e o que é secundário. Valores essenciais, ou valores principais, são a razão da existência de uma instituição. Os valores secundários são instrumentos para servir aos valores principais. Por exemplo, nós temos um valor essencial de sermos uma comunidade reconciliadora. No contexto atual, vestir-se casualmente pode facilitar e nutrir a comunidade, pois a formalidade tende a criar uma distância emocional. Enquanto o modo casual de vestir-se servir a esse propósito, nós devemos encorajá-lo. Mas se ele não servir ao valor principal, então não deve ser considerado importante.

O Conselho Nacional de Líderes da Vineyard (Estados Unidos) esteve trabalhando no refinamento dos nossos valores essenciais. Sabemos que no momento temos muitos valores listados em nossas declarações teológicas e filosóficas, e que essa nossa lista cria uma confusão entre valores principais e secundários. Sendo assim, o Conselho separou um tempo para refletir sobre quem nós somos historicamente e o que nos tornamos hoje. O propósito dessa reflexão não é trazer mais uma lista de valores. Ao invés disso, nós queremos melhorar o nosso entendimento sobre quem nós somos, e assim, sabermos quais são os nossos “valores essenciais”.  Eu não irei falar sobre os detalhes de como chegamos à lista final de cinco valores, apenas digo que eles são resultados de cinco grupos diferentes de trabalho.

O importante é que depois que o processo terminou, juntos desenvolvemos uma lista final e, para nossa alegria e surpresa, todos os envolvidos haviam concordado plenamente sobre os valores essenciais da Vineyard. Esses cinco valores principais são:

  • A teologia e prática do Reino de Deus
  • Experimentar Deus
  • Comunidade Reconciliadora
  • Ministério Compassivo
  • Missão Culturalmente Relevante

Que diferença esses valores principais fazem na vida da Vineyard? Eles não nos fazem diferentes. Eles simplesmente refinam o nosso entendimento de quem nós temos sempre  sido e trazem à tona as características realmente distintivas da Vineyard – que são o centro do nosso movimento. Eles não são valores novos; eles tem sido sempre o que somos. Nós devemos nutrir esses valores essenciais para que eles sejam evidentes em cada Igreja Vineyard. Esses valores dão razão à nossa existência. Eles não mudarão. Ao definir quais são os nossos valores principais, poderemos aplica-los a todas as nossas igrejas, com todas as suas diversidades, e conforme a Vineyard cresce, eles permanecerão.

 

Bert Waggoner, foi diretor nacional da Vineyard USA no período de 2000 à 2012

Tradução: Maurício Boehme


2010 Vineyard Brasil. Todos os Direitos Reservados.
Revelare, Agência de Comunicação e Internet